segunda-feira

#1

Hoje saí de casa de madrugada. Gosto de sentir o frio a dificultar-me a respiração e a rachar-me os ossos. Fui apanhar o autocarro umas três paragens mais à frente do que é habitual e estaquei em frente a um quiosque. Percorri as primeiras páginas dos jornais e fiquei deprimido. Dois senhores já com uma certa idade falavam sobre o aumento do passe da carris e eu, fingindo estar perdido, meti conversa com eles.

Eu: Bom dia.
Eles: Bom dia jovem.
Eu: Sabem onde é a casa da madamme Formidable?
Eles: Não conheço ninguém com nome estrangeiro. Desculpe mas não o podemos ajudar.

Agradeci, continuei e lá apanhei o autocarro em direcção a mais um dia de trabalho igual a tantos outros. Costumo frequentemente meter conversa com desconhecidos, por vezes perguntas simples como: "Que horas são?" Às vezes entro num certo delírio e formulo histórias complexas que desejo que me levem a lugares estranhos. A tentativa de fuga ao quotidiano leva-me a ter este tipo de atitudes pouco sãs. Mas, na minha opinião, a sanidade ainda não foi muito bem definida. Continuo a servir de cobaia para as minhas próprias dúvidas.
O autocarro ia cheio de pessoas revoltadas. É assim que eu olho para elas. Miseráveis forçados à escravidão. Apetecia-me gritar: "Libertem-se gente oprimida! Vamos tirar as roupas e fazer amor uns com uns outros!" Mas depois pensei que estava a ter ideias um pouco retro, que os anos sessenta já passaram e... realmente seria estúpido. Sendo assim, continuei sossegado a ouvir o audio book do "Cadernos do Subterrâneo" do Dostoievski e a pensar que uma kizomba faria melhor ao meu estado de espírito, mas esse pensamento ainda me fez ficar mais deprimido.

4 comentários:

Baldrick disse...

Voltaste meu bom amigo.
Boas escritas.
Beijinhos.
Tens de meter mais tabaco nisso que andas a fumar!!

Salamandra Pintarolas disse...

Hey Miguelito!

Já te estás a baldar!
Amanda-te para os posts! Dá-le!

violet disse...

Migs, sabes bem que a maison da madamme Formidable fica ali para os lados de Picoas, onde vagueiam as suas educandas também... com mais ou menos companhia. Até parece mal, meteres conversa assim, despudurada, com os velhotes - pelo menos sobre este tópico audaz :)
Depois, um audiobook do Dostoievski... that's gotta hurt, sugar. Talvez não tanto quanto o batuque esquizofrénico kizombado, mas bem, outras coisas poderão pautar os teus passos da manhã de modo mais positivo: experimenta um Kinder Surpresa e sorri!
* baci

Miguel disse...

Atenção, não estava a ser autobiográfico. Muito pelo contrário. No entanto não nego, há um pouco de Miguel neste jovem, nem que seja pelo facto de eu ter mesmo uns mp3 com os cadernos do subterrâneo. mas nunca os ouvi... de qualquer maneira parece-me boa a ideia da madamme Formidable morar em Picoas. eu vou pôr estas várias histórias a votação e a que ganhar será concluida.

baci

Arquivo